Por Sara Puerta
As ilustrações, as cores, a mensagem e a história presentes em um livro transportam as crianças para um mundo mágico.
Ler para uma criança, incentivando-a à pratica da leitura, vai muito além do estímulo a uma atividade recreativa. As crianças têm ganhos em seu desenvolvimento socioemocional, além, claro, de ampliarem o conhecimento de mundo e a criatividade.
Para os adultos, o hábito de ler com as crianças também é muito relaxante, tendo em vista que desperta a calma, amplia os sentidos e fortalece os vínculos afetivos com os pequenos.
Comprovadamente, as crianças que tiveram o hábito de ouvir histórias contadas por adultos desenvolveram a fala e o aprendizado com mais facilidade.
Um estudo da Universidade de Medicina de Nova York, em parceria com o Instituto Alfa e Beto, mostrou que crianças com pais ou responsáveis que leem com elas pelo menos um livro por semana tiveram um aumento de 14% no vocabulário e de 27% na memória.
E os benefícios também são evidentes para além da alfabetização. A partir das histórias, as crianças aprendem a lidar com diferentes sentimentos, a encarar o desconhecido, a compreender a importância da persistência, da amizade, do respeito aos outros etc.
Além disso, elas têm, desde a primeira infância, contato com sua criatividade, com o despertar da curiosidade e com a possibilidade de construir significados, tornando-se muito mais seguras de si mesmas.
Ana Paula de Oliveira, jornalista, mãe de João, 9 anos, conta que, desde bebê, ela o colocou em contato com os livros.
“Ele tinha livros de todos os tipos: de banheira, fofinhos, com textura. E quando já era um pouquinho maior, nosso passeio preferido era ir à livraria, escolher um livro e depois comer pastel”, relembra.
Com 3 anos, João já queria fazer seus próprios livros e ganhou um grampeador grande para dobrar os papéis sulfite e encaderná-los (com a ajuda de um adulto, claro). Hoje, para ele, escrever, criar personagens e desenhar histórias já é um hobby, que o faz sonhar alto. Além de ter a vontade de criar parques temáticos, ele criou um canal no youtube com suas histórias em animação.
Confira bons motivos para aproximar as crianças da leitura:
→ Impulsiona o desenvolvimento cognitivo
A criança junta letras, sílabas, palavras e, por fim, forma frases. Além disso, observa imagens, faz contas, reconhece animais e objetos, tudo isso com um enredo e uma mensagem, o que torna o aprendizado muito mais completo.
→Identificação com sentimentos e sensações
Nos livros, a criança vê situações que são familiares a seu desenvolvimento, seja por meio de emoções, seja por meio de situações, o que a deixa mais confortável e segura em seu processo de desenvolvimento.
→ Desenvolve a empatia
Ao observar as situações vividas pelas personagens nas histórias, a criança expande o olhar e suas experiências e, assim, ela se torna capaz de compreender e apoiar o outro.
→ Melhora o humor
O mundo mágico ao qual as histórias dão acesso traz alegrias e estimula a imaginação como uma atividade lúdica. Além disso, há um efeito fisiológico ao aumentar as conexões neurais e favorece o bem-estar.
→ Ajuda na formação crítica
Ao ser apresentada para uma história, a criança desenvolve opiniões e respostas, expandindo essa capacidade para o que acontece ao seu redor. A criança cresce desenvolvendo o pensamento crítico e sendo estimulada a aprender cada vez mais.
Fontes:
- Estudo: Reading with children starting in infancy gives lasting literacy boost – American Academy of Pediatrics.
- Universidade de Medicina de Nova York, em parceria com o Instituto Alfa e Beto.
- Portal Lunetas.
Sara Puerta
É jornalista e atua com comunicação desde 2002, tendo passado pelas áreas de Cultura, Entretenimento e Educação, com atuação em sites, revistas, produção de conteúdo para redes sociais, design de informação e assessoria de imprensa.
Pela Rota Imaginária, lançou “Quando tudo isso passar”, um livro que mostra a visão de um garoto de 7 anos em relação à pandemia.